17/01/2011

Como acabar com as dores nas pernas...

Sentir as pernas pesadas, inchadas e doloridas é um incômodo comum a muitas pessoas. Em períodos de temperatura alta, como esse que estamos vivendo, algumas dicas e cuidados podem eliminar ou, ao menos, minimizar o problema.
Com o calor, as veias ficam dilatadas, o que causa um aumento de dores e incômodo nas pernas. É possível, no entanto, adotar alguns costumes que podem melhorar a circulação, o que ajuda a evitar ou aliviar as dores.
Para o cirurgião vascular e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Kasuo Miyake, de São Paulo, o corpo humano tem em funcionamento seis “corações”. “Além do coração no peito, nós temos outros cinco: dois nas pernas — panturrilhas que contraem e comprimem o sangue contido nas veias profundas –, dois nos antebraços e mãos — que têm a mesma função das pernas –, e um no diafragma — que cria, quando inspiramos, uma pressão negativa do abdômen, puxando o sangue da perna”, conta.
Se todos os “corações” estiverem em plena atividade, é possível diminuir além do inchaço das pernas, o inchaço das mãos, eliminando as dores.
CUIDADOS - Dicas simples, porém eficientes, podem resolver o problema de dores. Uma delas é deixar os pés elevados durante a noite, o que ajuda na circulação do sangue das pernas. Para isso, basta calçar os pés da cama, ou colocar uma almofada embaixo do colchão, no lado onde ficarão os pés. Almofada sobre o colchão também ajuda, mas impede a pessoa de rolar na cama.
Sentar-se em uma postura adequada, com os braços bem apoiados é outra medida. “Quando se permanece muito tempo na mesma posição, deve-se, com o calcanhar apoiado no chão, realizar movimentos nos pés, levantando-os e abaixando-os alternadamente, várias vezes durante o dia”, recomenda Miyake.
Para o bom funcionamento do “coração” do diafragma — importante para a circulação do sangue das pernas –, a recomendação é respirar profundamente.
SALTO ALTO - Mulheres acostumadas a usar salto alto também devem ter um cuidado especial com a saúde de suas pernas. Mas uma dica simples evita as dores. “Elas devem alongar as panturrilhas diariamente”, diz o cirurgião Kazuo Myiake.
As conseqüências do uso diário de calçados de salto alto não afetam somente as pernas, mas também os pés. Um exemplo é a psicóloga Anita Domingues, 25 anos, que, por trabalhar sentada e de salto alto, tem os seus pés inchados de duas a três vezes por semana.
“Quando chego na minha casa, coloco os pés para cima por cerca de 20 minutos, o que é muito relaxante”, diz a psicóloga. “O simples costume de descansar os pés e as pernas no pufe ou na cama alivia a tensão.”
Por fim, cuidar do coração do peito é fundamental para o bom funcionamento de toda a circulação do nosso corpo, inclusive das pernas. Para cuidar do coração as recomendações são as de sempre: faça uma atividade física regular, sob os cuidados e recomendações médicas


Eu particularmente trabalho sentada e sinto dores nas pernas todos os dias como se eu tivesse caminhado o dia todo...
Vou aproveitar essas dicas para obter uma melhora na saude...


Espero que tenham gostado !!!


Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário